Saúde bucal

Aspirina pode ajudar a regenerar dente após cárie, aponta estudo

Aplicação seria feita por dentistas e método diminuiria o número de obturações realizadas atualmente

13/09/2017 - 16h12min
Compartilhar:
Foto: J. Durehanm / Stock.Xchng

Cientistas da Universidade Queen's, em Belfast (no Reino Unido) indicam ter desenvolvido um tratamento de regeneração dos dentes que utiliza o ácido acetilsalicílico, substância comercialmente conhecida como aspirina. As informações são do G1.

Publicidade

Conforme os estudiosos, a decomposição dos dentes pode afetar a estrutura, inflamar e formar cáries no local. O tratamento atual para o último caso são enchimentos, em que se restaura o dente com um material sintético e que pode precisar ser substituído muitas vezes durante a vida.

 Leia mais:
Lente de contato nos dentes? Conheça o tratamento que transforma o sorriso
Dentes hipersensíveis: saiba como melhorar a sensação desagradável
Estresse pode provocar queda dos dentes? Entenda o que aconteceu com Demi Moore

De acordo com o estudo, os cientistas descobriram que a aspirina poderia oferecer uma solução alternativa para a restauração. Os resultados mostram que a substância pode melhorar a função das células encontradas nos dentes, ajudando no reparo e na regeneração da estrutura. O método poderia diminuir o número de obturações feitas hoje.

Uma das envolvidas no estudo, El Karim afirmou que essa pode ser a solução para “um dos maiores desafios dentários” enfrentados atualmente.

— Esta pode ser uma forma inovadora e imediata de fazer com que nossos dentes se reparem. Agora é preciso verificar uma forma de colocar o produto no dente (a aspirina, em outros casos, é um remédio ingerido oralmente). Deve ser formulado um produto final, a ser manejado por um dentista, não pelo paciente — disse ela, ao explicar que apenas aplicar a substância não terá efeito.

Compartilhar:

Publicidade