Tecnologia

O que se sabe sobre o iPhone X

Smartphone foi apresentado pela Apple nessa terça-feira (12), mas será lançado apenas em 3 de novembro

Por Zero Hora
13/09/2017 - 13h57min
Compartilhar:
Foto: Justin Sullivan / Getty Images/AFP

Além dos iPhones 8 e 8 plus, a Apple apresentou na terça-feira (12) o novo iPhone X (lê-se 10, como um algarismo romano, não "x"), uma referência aos 10 anos de lançamento do primeiro iPhone, em 2007. O smartphone comemorativo tem "borda infinita" e não conta com o famoso botão Home. "É o maior salto (tecnológico) desde o primeiro iPhone", informou a Apple.

Publicidade

Confira a seguir quais são as principais inovações do iPhone X, segundo a Apple. Com preço anunciado de US$ 999 (ainda sem valor no Brasil), ele será lançado em 3 de novembro, com pré-venda em 27 de outubro.

Leia também
Corte dos EUA atribui a fotógrafo humano direitos por "selfie do macaco"
Saiba o que levar em conta antes de mandar eletrodomésticos para conserto

Entenda melhor algumas funcionalidase

Tela maior, em toda a superfície do aparelho

É a maior tela de um iPhone até hoje: 5,8 polegadas – para comparação, a dos modelos plus (6, 7 e 8) tem 5,5 polegadas. O tamanho é superior porque a tela toma toda a superfície do aparelho, com as bordas arredondadas. Em consequência, ele não tem o botão Home: os comandos são por toques. É só deslizar o dedo para acessar a tela de Início, por exemplo. O acesso à Siri, por sua vez, é feito por um botão lateral.

Tela Super Retina HD

A tela é de OLED com proporção de contraste 1.000.000:1, alta resolução (2436 x 1125 pixels a 458 ppp) e brilho, ampla tonalidade e "a maior precisão de cor do mercado", segundo a empresa. Lembrando que, nos modelos anteriores da Apple, a tela era LCD. A tecnologia True Tone usa um sensor de luz ambiente avançado de seis canais para ajustar o tom de branco na tela à temperatura de cor ao seu redor. 

Tela em alta resolução

O iPhone X tem uma tela de alto alcance dinâmico (HDR). Nela, você assiste a filmes e shows em Dolby Vision e HDR10. Além disso, você pode assistir a conteúdo em HDR do iTunes, Netflix e outros.

Vidro mais resistente

Quebrar a tela é um dos grandes medos dos donos de celular. A Apple promete que o vidro do iPhone X (nas partes dianteira e traseira) é o "mais resistente já usado em um smartphone", com uma camada de reforço 50% mais espessa. 

Chip A11 Bionic

Os iPhones X, 8 e 8 plus contam com um processador neural capaz de realizar até 600 bilhões de operações por segundo. A Apple promete uma velocidade até 70% maior nos quatro núcleos de eficiência e até 25% nos dois de desempenho em relação ao anterior A10 Fusion. É o responsável por recursos inovadores como Face ID e Animoji no iPhone X.

Identificação facial

Com o Face ID, seu rosto agora é sua senha de desbloqueio. A ferramenta usa o sistema de câmera TrueDepth (que fica em um pequeno espaço na parte superior da tela) para analisar mais de 30 mil pontos invisíveis para criar um mapa de profundidade preciso do seu rosto. A câmera de infravermelho analisa o padrão de pontos mapeados e envia os dados ao secure enclave no chip A11 Bionic, que realiza a confirmação, mesmo no escuro. 

Além disso, o chip A11 Bionic usa aprendizado de máquina para perceber mudanças na sua aparência – como usar óculos e chapéus ou deixar a barba crescer. 

Para não desbloquear o celular por engano, o Face ID só funciona se você olhar diretamente para o aparelho, literalmente de olhos abertos. É assim que o Face ID também mostra notificações, mantém a tela acesa enquanto você lê ou diminui o volume de um alarme ou chamada.

O sistema também foi projetado para não ser enganado por fotos e máscaras. Seu mapa facial é criptografado e fica protegido pelo secure enclave: a autenticação acontece instantaneamente no iPhone X e não na nuvem.

Câmera frontal com mais recursos

A câmera frontal de 7MP tem um novo modo Retrato, que cria efeitos de iluminação profissional. Ele permite tirar selfies com efeito de profundidade, como deixar seu rosto em foco, e o fundo artisticamente desfocado, por exemplo.

Emojis que imitam seu rosto

A câmera TrueDepth analisa mais de 50 movimentos musculares diferentes para refletir suas expressões nos 12 Animoji disponíveis, como panda, gato, unicórnio ou robô. Os animojis também reproduzem sua voz.

Dupla estabilização

As duas câmeras traseiras de 12MP contam com estabilização óptica de imagem e lentes rápidas, o que ajuda a fazer boas fotos e vídeos com pouca luz.

Bateria com mais duração

A Apple promete que o iPhone X tenha até duas horas a mais de uso que os iPhones 7 e 8.

Recarga sem fio

Os iPhones X, 8 e 8 plus são livre de cabos, tanto nos fones de ouvido quanto nos carregadores. Com sua parte de trás em vidro e um sistema de recarga sem fio integrado, os novos modelos utilizarão o AirPower, uma plataforma fina que permite recarregar vários aparelhos ao mesmo tempo, sem que eles precisem ficar em um lugar específico no carregador. É só colocar até três dispositivos compatíveis, como os mais recentes iPhone, Apple Watch e AirPods, sobre qualquer parte da superfície.

Os novos iPhones também funcionam com carregadores padrão Qi, como os que você encontra em hotéis, cafés, aeroportos e carros em todo o mundo. As empresas Belkin e Mophie também criaram carregadores para os modelos.

Cores disponíveis

O iPhone X estará disponível nas cores cinza espacial e prateado. Os modelos 8 e 8 plus têm também a cor dourada.


Compartilhar:

Publicidade