Tecnologia

Conceito Future-Type, visão da Jaguar a partir de 2040

O  veículo traz avançadas tecnologias de condução autônoma e também poderá ser conduzido por motorista

Por Gilberto Leal
12/09/2017 - 08h00min
Compartilhar:
Foto:

Futurista, o modelo conceitual britânico traz avançadas tecnologias de condução autônoma ou assistida para rodar praticamente livre de acidentes. O Future-Type  é definido como um carro para quem ainda quiser ter a sensação de ter um veículo totalmente sob seu controle. Previsto para rodar a partir de 2040 quando o uso dos veículos deve ser sob demanda e compartilhado, os clientes podem possuir apenas o volante de um automóvel. O conceito explora o futuro com o “Sayer”, um volante conectado, inteligente e removível que também funciona por reconhecimento de voz.

Publicidade

Compacto, o Future-Type tem estrutura estreita e formato 2+1, para condução urbana mais apropriada e para facilitar manobras, principalmente as de estacionamento. Os bancos são de frente um para o outro. Totalmente autônomo, o conceito foi projetado  para o momento em que a mobilidade deverá ser usada sob demanda. A montadora britânica imagina que seus clientes poderão optar  por um modelo de uso compartilhado, elétrico, autônomo e conectado para uma demanda específica.

Evolução dos volantes dos carros da marca britânicaFoto: Jaguar Land Rover, DV

O comando do modelo conceitual  é o volante  inteligente e conectado ao mundo. Chamado de Sayer, é a única parte do veículo que o cliente poderá possuir, caso ele queira. Com ele em casa, sua inteligência artificial poderá fazer diversas tarefas como pedir um veículo, programar a sua música favorita, reservar uma mesa em um restaurante ou mesmo saber à distância o que tem no refrigerador. Também providencial um veículo autônomo para viagem.


Compartilhar:

Publicidade