Dia frio

VÍDEO: neve granular faz a alegria de turistas em São José dos Ausentes

Cidade dos Campos de Cima da Serra teve sensação térmica de -8ºC

Por Jéssica Rebeca Weber
17/07/2017 - 18h36min
Compartilhar:

Publicidade

Pouco antes de anoitecer, turistas que foram a São José dos Ausentes atrás de neve tiveram sua recompensa — pelo menos por alguns minutos. Os flocos de um fenômeno chamado neve granular (segundo conclusão da Somar Meteorologia, após conferir imagens) começaram a cair por volta das 17h30min no centro da cidade, fazendo a alegria de turistas, que conseguiram conciliar numa mesma foto o termômetro de rua e os pontinhos brancos sobre a luva.

Leia mais:
RS tem neve, chuva congelada e sensações térmicas negativas
Frente fria se afasta, mas previsão ainda é de temperaturas muito baixas no RS

Mesmo sendo muito passageira, a neve granular foi o mais perto que Luciana Rodrigues Nogueira, 33 anos, chegou do fenômeno — e era justamente por ele que a professora veio de Santana do Livramento. O que ela sentiu?

— Friooooo. Estou com muito frio — ria.

Embora a neve tenha demorado mais do que em municípios como Gramado e Canela, São José dos Ausentes é a cidade em que mais fez frio no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. No horário em que teve ocorrência do fenômeno, marcava -0,6ºC. A sensação térmica chegou a -8ºC.

Conforme a Somar, a neve granular é um subtipo que cai em pequena quantidade, não chegando a acumular no chão. Ocorre, segundo os meteorologistas, quando a temperatura não está baixa suficiente para a neve em maior quantidade.

Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Compartilhar:

Publicidade