Semana gelada

Frente fria se afasta, mas previsão ainda é de temperaturas muito baixas no RS

Estado deve amanhecer com geada em praticamente todas as regiões na terça (18), porém chance de neve diminui a partir da noite desta segunda

Por Zero Hora
17/07/2017 - 17h55min
Compartilhar:
Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS

Após um início de semana com neve, chuva congelada e muito frio em todo o Rio Grande do Sul, o afastamento da frente fria que contribuiu para esses fenômenos sinaliza que as próximas horas ainda serão geladas, mas que a possibilidade de os gaúchos voltarem a ver flocos de neve nos próximos dias vai cair bastante.

Publicidade

Conforme a Somar Meteorologia, a partir da noite desta segunda-feira (17) já haverá pouca chance de neve no Estado — apesar de, nas áreas mais frias de Santa Catarina e Paraná, o fenômeno ainda poder ser registrado. O que não significa que os dias gelados e mínimas abaixo de zero vão deixar o Rio Grande do Sul: a previsão é que, pelo menos até quinta, muitos municípios, principalmente na Serra, amanheçam marcando números negativos.

Leia mais:
Andarilho no frio em Porto Alegre: quem dera fosse ficção o post de Marchezan
Inverno voltou: RS amanhece com mínima de 1,4°C

Assim, a paisagem, principalmente nos pontos mais altos, será marcada pela geada nas primeiras horas do dia. A ocorrência desse fenômeno é dada como certa em municípios como São José dos Ausentes, mas poderá ser registrada ainda no interior do Estado e em regiões como a Fronteira Oeste e a Campanha. Até Porto Alegre poderá amanhecer com registro de geada na terça e na quarta-feira.

— Na terça-feira, a frente fria já avança para o Sudeste, mas o frio intenso continuará a ser registrado no Rio Grande do Sul. Como não há previsão de chuva, diminui a chance de nevar. A partir de sexta e no fim de semana o tempo começa a ficar mais firme — avalia a meteorologista Nadiara Pereira, da Somar.

A semana deve ser de frio mais intenso até quinta-feira, com alguns municípios ainda registrando temperaturas negativas e muita geada, mas de sexta em diante os termômetros devem indicar a volta de um clima mais ameno ao Estado.

Depois de uma noite que deve ser bastante fria, as mínimas na terça-feira (18) devem ficar próximas ou abaixo do zero grau em algumas cidades. Em São José dos Ausentes, a previsão de mínima ao amanhecer é de -5ºC, com geada intensa e máxima abaixo dos dois dígitos (8ºC). A máxima no Estado deve ser de 14°C, em Torres, no Litoral Norte. Os termômetros de Porto Alegre marcam entre 2°C e 12°C. 

Nesta segunda-feira, a Capital registrou a tarde com a menor máxima do ano, 9,6°C. Nos próximos dias, o tempo permanece firme em todas as cidades.

Compartilhar:

Publicidade