Atenção

Prefeitura de Porto Alegre alerta para chuvas e alagamentos no final de semana

A Capital deve receber entre esta quarta-feira e a próxima segunda-feira (18) cerca de 90mm de chuva

13/09/2017 - 14h11min
Compartilhar:
Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS

As previsões fizeram com que o Metroclima - serviço de meteorologia da prefeitura de Porto Alegre – emitisse um alerta nesta terça-feira. Diante disso, oito órgãos da prefeitura definiram uma estratégia para minimizar os transtornos. 

Publicidade

"Medidas incluem ações possíveis para amenizar pontos tradicionais de alagamentos e o monitoramento das casas de bombas", disse o secretário da pasta de Serviços Urbanos (Surb), Ramiro Rosário, no twitter.

Desde os alagamentos ocorridos em maio e junho na Capital, a secretaria garante que vem concentrando esforço na limpeza de bocas de lobo e desobstrução de redes pluviais, valas e dutos "nas áreas onde foram registrados maiores índices de alagamentos". 

Baseado em informações da Defesa Civil, do Ceic e da EPTC, a secretaria afirma que intensificou, desde a última semana, os esforços de limpeza e desobstrução de redes pluviais nos bairros Humaitá, Vila Farrapos, Anchieta e Sarandi.

Leia mais:
Rio Grande do Sul terá quarta-feira chuvosa em todo o Estado
Chuva em Porto Alegre deve atingir 80% da média do mês até domingo
Chuvarada e eletricidade não combinam: confira 14 dicas de segurança para estes dias de temporal

Recentemente, as casas de bombas dos bairros Humaitá e Anchieta tiveram equipamentos consertados através de parcerias com associações de moradores e empresários. Em agosto, a Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes (AEHN) finalizou o conserto de dois dos quatro equipamentos da Casa de Bombas número 5, no bairro Humaitá. Segundo a Surb, este conserto "dobrou a capacidade de drenagem da estrutura".

Além disso, também em agosto, a prefeitura da Capital firmou um convênio de R$ 106 milhões com o Ministério das Cidades para realização de obras para acabar com as enchentes na zona norte de Porto Alegre. Serão contemplados 14 bairros da região que têm pontos históricos de alagamentos. As obras da Bacia do Arroio Areia vão ampliar o sistema de macrodrenagem com 7 mil metros de galerias pluviais, além da reforma e renovação da casas de bombas Silvio Brum, na Avenida Sertório.


Previsão de 120mm de chuva até o final de setembro

Segundo a Somar Meteorologia, Porto Alegre deve receber entre esta quarta (13) e segunda-feira (18) cerca de 90mm de chuva. A previsão para os próximos 15 dias indica que o volume acumulado deve ser de 120mm – o que representa cerca de 80% da média histórica para o mês, que é de 139,5mm. O dia de maior precipitação deve ser neste sábado (16), quando estão previstos 35mm para a Capital.

Segundo a meteorologista da Somar, Juliana Resende, a partir do dia 19 a chuva deve começar a perder a intensidade sobre a Capital. No caso do Rio Grande do Sul, a chuva dos próximos dias é resultado do encontro de uma frente fria que vem do Uruguai com a umidade vinda da Amazônia.

— Isso acaba intensificando a chuva e fazendo com que as precipitações sejam mais frequentes — explica.

De acordo com o Centro Integrado de Comando (Ceic), apesar de a chuva vir acompanhada por um vento Sul – que ajuda a represar o volume de água do Guaíba –, o alerta de cheia não será emitido porque o Guaíba estava, nesta quarta-feira, com 94 cetímentros, bem abaixo da cota de cheia, que é de 2,10 metros.

A média de dados analisados pelo Ceic nesta quarta previa que a Capital deverá receber 120mm de chuva até domingo — a diferença em relação aos dados da Somar é que o Ceic utiliza modelos diversos para analisar os dados dos satélites climáticos.

Confira a previsão de precipitação no próximos dias para Porto Alegre:
13/09 - 4mm
14/09 - 5mm
15/09 - 20mm
16/09 - 35mm
17/09 - 18mm
18/09- 10mm

(Fonte: Somar Meteorologia)



Compartilhar:

Publicidade