Aniversário

Centro Israelita celebra centenário com plantio de árvores em Porto Alegre

Ação teve participação de membros da comunidade judaica e contou com a presença de autoridades

12/09/2017 - 17h35min
Compartilhar:
Foto: Robinson Estrásulas / Agencia RBS

O plantio de 10 árvores na Praça Lupicínio Rodrigues, no bairro Menino Deus, marcou o aniversário de cem anos do Centro Israelita, uma das mais tradicionais entidades judaicas de Porto Alegre. Para a instituição, as sementes significam a continuidade do trabalho oferecido à comunidade.

Publicidade

Cada muda plantada nesta terça-feira (12) representa 10 anos da instituição. A primeira a ser firmada na terra foi a da integrante mais antiga do centro, Sara Nagelstein Gerber, 93 anos. Com mãe russa e pai polonês, a gaúcha de São Leopoldo emocionou-se quando apoiou o machado na grama e pediu a palavra.

_ Espero que nossos filhos, netos e as próximas gerações possam ver essas árvores daqui cem anos. E que eles possam voltar e plantar outras _ disse. _ Minha família passou pelo Centro (Israleita): eu me casei lá aos 17 anos, meus filhos, netos e, agora, bisnetos, foram batizados lá.

 Leia mais
Conheça a história da legítima aldeia judaica construída no RS no início do século 20
Os primórdios da colonização judaica no RS 

No século passado, o local foi criado por imigrantes que sentiram a necessidade de um espaço em que pudessem professar sua fé e ensinamentos de forma livre. Hoje, a sinagoga é um grande centro comunitário onde, semanalmente, circulam centenas de pessoas. Frequentador desde os 12 anos, o atual presidente, Flavio Lermann, conta que a ação simboliza o futuro da instituição:

_ Para nós, essas árvores significam a continuidade da vida do centro, que sempre prezou pelo respeito à natureza. São uma herança do que nossos avós e pais nos deixaram e que, agora, deixamos para os nossos filhos e netos.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 08/03/2017 - Ação socioambiental, plantação de árvores - Aniversário do Centro Israelita. (FOTO: ROBINSON ESTRÁSULAS/AGÊNCIA RBS)
Presidente do centro, Flavio Lermann falou sobre a continuidade da instituiçãoFoto: Robinson Estrásulas / Agencia RBS

Todas nativas, as quatro cabreúvas, as quatro camboatas e as duas guabirobas plantadas foram autorizadas e doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams). Elas foram escolhidas por se adequarem ao local de plantio. 

Também estavam presentes na ação o rabino Marcos Perelmutter, representantes da Smams e da Câmara Municipal de Porto Alegre, além demais membros da comunidade judaica.

Situado no coração do bairro Bom Fim, na Capital, e filiado à Federação Israelita do Rio Grande do Sul, o Centro Israelita estende as comemorações do centenário até o final do mês. No domingo (17), um festival organizado pela Fundação Kadima será produzido em homenagem ao centro, no Teatro do CIEE. Na próxima terça-feira (19), um concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) no Theatro São Pedro também vai celebrar o marco. Haverá ainda um jantar festivo de aniversário, no final de outubro, além de um grande expediente na Assembleia Legislativa e uma sessão solene na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Confira a programação das próximas celebrações do centenário do Centro Israelita:

Quarta-feira (13)
Sessão solene na Câmara de Vereadores

Domingo (17), às 19h30min
Festival Darom em homenagem ao centenário do Centro Israelita
Local: Teatro CIEE (R. Dom Pedro II, 861)
Ingressos à venda no Centro Israelita. Informações pelo fone (51) 3279-6542

Dia 19/9, às 20h30min
Concerto da Ospa em homenagem ao centenário do Centro Israelita
Local: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro)
Ingressos à venda na Ospa (Rua 24 de Outubro, 850, sala 305). Informações pelo fone (51) 3222-7387

Dia 25/10, às 20h
Jantar festivo de aniversário
Local: Centro Israelita (R. Henrique Dias, 73)
Ingressos à venda no Centro Israelita. Informações pelo fone (51) 3279-6542.

Dia 26/10 (data a confirmar)
Grande Expediente na Assembleia Legislativa


Compartilhar:

Publicidade